Pele Seca e Pele Desidratada: Quais são as diferenças?

Apesar de muitas vezes os dois conceitos pele seca e pele desidratada estarem associados ao mesmo significado, a verdade é que são ideias distintas e com diferentes sintomas.

Pele seca é um tipo de pele, já a pele desidratada é um estado da pele. Embora estas duas situações possam estar relacionadas e sobrepor-se uma à outra, é importante conseguir fazer um diagnóstico do estado da pele para determinar quais os cuidados adequados para cada tipo.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer as causas de cada um destes problemas e exploramos algumas soluções. Confira!

Quais são as diferenças entre Pele Seca e Pele Desidratada?

PELE SECA 

Produz naturalmente menos oleosidade

É um tipo de pele que produz naturalmente menos sebo e normalmente caracteriza-se por ter uma aparência baça, áspera e a descamar com facilidade.
Este fenómeno acontece porque a pele está menos disposta geneticamente a produzir óleo, o que leva a uma secura crónica. Pode acontecer ainda a pele tornar-se seca com o avanço da idade.

A secura da epiderme é um reflexo da falta do filme hidrolipídico da pele, um conjunto de compostos aquosos e lipídicos naturalmente presentes à superfície da pele. A ausência desta barreira protetora da pele leva a uma maior perda de água e consequentemente à sua desidratação.

A pele seca pode atingir três estados de secura.

  • Pele Seca - caracteriza-se pela sensação de repuxar, é áspera, baça e com pouca elasticidade.
  • Pele Muito Seca - é determinada pela sua descamação, sensação de repuxar, é áspera  e por vezes sensação de prurido.
  • Pele Excessivamente Seca - está mais presente nas mãos, pés, cotovelos e joelhos é definida pelo cieiro com tendência a abrir fissuras na pele, vermelhidão, criação de calos, descamação e sensação de prurido constante.

Potenciais causas

Para além dos factores genéticos que contribuem para uma pele seca crónica, existem outros importantes que podem agravar este estado, mesmo no caso de uma pele normal. São eles, por exemplo, o clima, o envelhecimento e o uso de produtos mais agressivos.

PELE DESIDRATADA

 ausência momentânea de água na pele

A pele desidratada define-se como um estado, temporário, que ocorre quando existe falta de água nas camadas superiores da epiderme.

Pode haver dois tipos de desidratação como resultado da diminuição da quantidade de água na pele: a desidratação epidérmica e dérmica.
São dois tipos muito semelhantes e em algumas circunstâncias sobrepõem-se e interferem uma com a outra. 

  • Desidratação Epidérmica - Pode formar escamas, linhas de desidratação e perder luminosidade.
  • Desidratação Dérmica - a flacidez e as rugas profundas são causadas pelo esgotamento da derme.

Potenciais Causas

Os motivos que levam à desidratação da pele estão directamente relacionados com fatores que alteram a função da barreira da pele como predisposição genética, desequilíbrios hormonais, fatores patológicos, fatores ambientais externos, como a temperatura, humidade, radiação UV e poluição, pouca ingestão de água, stress, medicação ou também produtos muito agressivos que retiram por completo o filme hidrolipídico da pele.

Uma Pele Oleosa pode ser Desidratada?

Sim! Como já foi referido, a hidratação da pele depende de uma série de fatores, como a ingestão de água, a integridade da barreira cutânea, a humidade do ar, entre outros aspectos. Isso significa que, independentemente das características, todos os tipos de pele podem apresentar sinais de desidratação, por isso a hidratação é essencial, para além da limpeza e tonificação, que deverão fazer parte da nossa rotina de tratamento de rosto.

A Blooming Skin está consigo em todos os momentos! 

A  pele é o maior órgão que temos e, no fundo, é o reflexo daquilo que sentimos e das situações a que estamos sujeitas, no nosso dia-a-dia.

Na Blooming Skin oferecemos todas as "ferramentas" de que necessita  para manter a sua pele saudável, jovem e nutrida durante todo o ano. 

 Adequadas para todos os tipos de pele, em qualquer idade.

Creme Cuidado de Rosácea

Creme Regenerador Antirrugas

Relift com Colagénio

Play

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *