Pele na Menopausa: Como cuidar?

Muitas mulheres temem-no mas é inevitável. A menopausa que, em média, tem início aos 51 anos está associada ao denominado “golpe de envelhecimento”. É o resultado quer da redução dos níveis de estrogénio quer do aumento da testosterona livre.
Além da puberdade, a menopausa é um dos períodos mais difíceis para a sua pele. Mas o que realmente acontece nesta altura e como pode contrariar as mudanças inevitáveis?

Saiba já quais são os principais efeitos desta etapa e descubra o tipo de cuidados que a sua pele precisa e merece.

O que acontece à pele durante a Menopausa?

Tal como o corpo, também a sua pele sente algum impacto durante a transição para a menopausa, quando os ovários param de produzir estrogénio e progesterona. O estrogénio é um tipo de hormona específica, que é mais facilmente associado às mulheres. Tem uma série de funções, como a síntese de proteínas e a manutenção dos níveis de água no corpo.

Contudo, uma das principais proteínas, pela qual o estrogénio é responsável, é o colagénio.

Infelizmente, com o início da menopausa, os níveis de estrogénio diminuem acentuadamente, o que tem um efeito negativo na pele, como por exemplo: 

  • Aumento da sensibilidade da pele;
  • Diminuição do nível de hidratação ;
  • Aparecimento de acne;
  • Redução da produção de colagénio;
  • A matriz estrutural da pele quebra mais rápido, o que leva à acumulação de melanina (manchas escuras).

Para além da diminuição de estrogénio no organismo, existe uma outra hormona que vai deixando de ser produzida pelo organismo durante a menopausa e que tem consequências para a pele. Falamos da DHEA (ou desidroepiandrosterona), que é naturalmente produzida pelo corpo e que está diretamente relacionada com o envelhecimento da pele.

Porque é que a Pele fica mais Seca durante a Menopausa? 

Está tudo diretamente relacionado com a perda de DHEA e de estrogénio. A pele, que se mantinha hidratada naturalmente graças à sua própria produção de sebo, torna-se progressivamente mais seca e até irritada dada a quebra na produção tanto de sebo como de lípidos, que são essenciais para manter a pele nutrida.
É por isso que é recomendado uma rotina que compense esta quebra, apostando em cuidados mais nutritivos e ricos tanto de manhã como à noite, de maneira a reparar e proteger a barreira protetora da pele, que a defende contra as agressões externas.

Durante a menopausa, é necessário alterar a rotina de cuidados do rosto?

A resposta é sim, a pele necessita de mais cuidados!
Durante e após a menopausa, é necessário focar no reforço de cuidados nutritivos e hidratantes.
Hidratar a pele, cuidar da pele flácida e com rugas, bem como tratar o desequilíbrio do tom da pele são as prioridades nesta fase. Descubra todos os passos obrigatórios que deverá incluir na sua rotina diária para atenuar as mudanças nesta fase. 

1.

Mantenha a Pele Limpa

O primeiro passo para o sucesso de  qualquer rotina é começar sempre com um rosto limpo, livre de quaisquer impurezas, com o objetivo de obter uma pele fresca e pronta para os passos seguintes.

A limpeza de pele, para além restabelecer a hidratação da pele, reativa a sua função protetora!

Portanto, é essencial que o produto utilizado seja hidratante e não retire, por completo, a oleosidade natural e ressecar a pele.

2.

Equilibrar a pele com um Tónico

O tónico facial, para além de ser um excelente complemento ao processo de limpeza, oferece inúmeros benefícios como equilibrar do pH da pele e potenciar a absorção dos produtos seguintes.

Para mulheres com pele madura, o ideal é optar por um produto suave com ingredientes hidratantes para que seja removido qualquer vestígio de sujidade, deixando, ao mesmo tempo o rosto nutrido e suave.

3.

Os Séruns são os seus melhores amigos!

Solução Anti-aging

A partir dos 45 anos, os cuidados de pele deverão ser mais específicos e focados no problema. Ao utilizar uma solução altamente concentrada com propriedades regeneradoras, está a potenciar a nutrição da pele, adiando a chegada dos temíveis sinais de envelhecimento. Com apenas algumas gotas, diminui a aparência das rugas e linhas de expressão, até as mais acentuadas.

Solução Antioxidante

É importante o uso de produtos antioxidantes em peles mais maduras, pois através deles, é possível potenciar a proteção da pele contra os danos causados pelos radicais livres, combatendo assim o fotoenvelhecimento. Vitaminas como a C, E e o Ácido Ferúlico são alguns dos ingredientes mais procurados pois ajudam na formação de colagénio, potenciando a hidratação profunda da pele.

4.

Hidratação, Hidratação e... Hidratação!

A hidratação nunca foi tão crucial para mostrar ao mundo um aspeto saudável e pleno de vitalidade.

A retenção de água diminui durante a menopausa, tornando o seu rosto mais seco e menos elástico. Existe também a tendência para  a pele se tornar mais sensível, mais fina, perdendo a vitalidade que tinha. 

É imprescindível o uso de cosméticos ricos em ativos que melhoram a produção de glicosaminoglicanas, substâncias naturais que deixam a pele com mais firmeza e elasticidade.
Adapte a escolha dos seus aliados às novas necessidades da pele.

Celebre a sua idade com um produtos ricos em:

Dica Extra - Cuide do seu olhar!

O nosso olhar é o espelho do nosso nível de stress, cansaço a que estamos expostos e é onde aparecem os primeiros sinais de envelhecimento.

Para além que cuidar do nosso rosto, é essencial cuidarmos da pele da zona dos olhos, para prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e promover um aspeto mais jovem!

Poderá encontrar neste artigo, uma sugestão de rotina de cuidado de olhos que prepara e promove a hidratação e regeneração da pele, deixando a pele suave e rejuvenescida.

Melhores produtos para uma Pele Madura - Onde encontrar?

Não desista de cuidar da sua pele! Ainda pode fazer a diferença e torná-la na sua melhor versão possível.
Usufrua do tempo necessário para os cuidados do rosto, invista numa rotina diária e faça dela o seu ritual pessoal diário.

Para manter a pele saudável e jovem no pré e pós menopausa, é importante adotar uma rotina de cuidados mais adequada às suas necessidades, oferecendo rejuvenescimento e luminosidade.

ROTINA PELES MADURAS

 A Melhor Escolha para o cuidado de Peles Maduras, atenuando a aparência das rugas, linhas de expressões e flacidez.

ROTINA CUIDADO ANTI-IDADE

Uma rotina completa focada nas propriedades antioxidantes da vitamina C, que limpa, hidrata e rejuvenesce a pele

Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *