Maskne: O que é e como prevenir?

Durante o período de isolamento social, um novo termo surgiu no nosso vocabulário: maskneEste termo pode ainda ser desconhecido para muitas de nós, mas é muito provável que já tenha passado por isto ou conhece alguém que esteja a lidar com este novo tipo de acne.

Embora seja uma consequência menor face à importância e necessidade de proteção que, o atual contexto pandémico exige, é possível evitar que este tipo de acne faça parte do seu “novo normal”. Até porque não é algo que queiramos que tenha vindo para ficar! Por isso mesmo, reunimos todos os passos necessários para garantir que a sua nova rotina de cuidados com a pele está adaptada à nova realidade mundial.

Confira!

O que é Maskne?

O termo “maskne” é uma palavra formada pela junção de “mask” (máscara em inglês) e “acne”,  ou seja, maskne é a acne causada pelo uso da máscara facial de proteção.
É caracterizada pela acne no queixo, nas bochechas e no nariz, áreas cobertas pela máscara protetora, a maskne é um tipo de acne mecânica.
Assim como qualquer outro tipo de acne, a maskne surge a partir da inflamação de poros obstruídos, mas o que difere dos restantes tipos de acne é que este é causado pelo aumento da exposição da pele a um ambiente mais quente e húmido, proporcionado pelo tecido da máscara que, quando em contacto com a nossa pele, promove um ambiente extremamente favorável para a proliferação de bactérias.

A boa notícia é que, como a maskne não é hormonal, as borbulhas costumam ser mais superficiais e surgem em menores quantidades. Por isso, elas podem ser mais fáceis de tratar.

O Maskne afeta mais uns tipos de pele do que outras? 

O uso da máscara pode acentuar a acne existente nalgumas pessoas ou aparecer em quem não tem e até mesmo em quem nunca a teve. Por que motivo isso ocorre? A resposta é muito simples: por causa da falta de oxigenação e da fricção constante com a máscara.

Quem já sofreu ou sofre de rosácea, ou quem tem uma pele mais oleosa, tem maior probabilidade de sofrer desse tipo de problema, pois essas peles precisam de respirar mais do que outras.  Por esse motivo, irão notar essa falta de oxigenação de forma mais acentuada.

Como evitar o aparecimento da Maskne?

O segredo para a prevenção da maskne é redobrar os cuidados com a pele! Sim ouviu bem, é uma forma bem simples de evitar o seu aparecimento e passa por dedicar mais tempo a cuidar da sua pele.
Como dito anteriormente, as peles oleosas e mistas merecem ainda mais atenção, já que são mais tendenciosas à acne, devido à produção excessiva de sebo no rosto.
Vamos conhecer alguns passos que deve incluir na sua rotina diária para prevenir o aparecimento da maskne. 

1.

Mantenha sua pele limpa

É fundamental manter a pele fresca e livre da sujidade, para prevenir a maskne.
Fazer uma limpeza duas vezes por dia, de manhã e à noite, é o passo mais importante da sua rotina e não deve ser ignorada.
É importante adaptar os produtos que utiliza para evitar irritar ou secar a sua pele.
Dito isto, recomendamos a utilização de produtos com ingredientes ativos delicados e hidratantes, como a aveia, o ácido hialurónico e a camomila, por exemplo.
Ao lavar o rosto, apesar de saber bem nos dias mais frios, evite o uso de água quente, pois desequilibra  por completo a pele, tornando-a mais secaavermelhada e sensível.

  ★ ESPUMA DE LIMPEZA

Um produto de limpeza suave e refrescante, inspirada no poder da Camomila e da Aveia, esta espuma acalma e oferece uma limpeza nutritiva a qualquer tipo de pele. Também favorece a renovação celular e estimula a produção de colagénio graças à presença do ácido glicólico.

★ TÓNICO FACIAL 

Um tónico hidratante formulado com água de rosas e Camomila, este tónico facial garante uma limpeza mais completa, deixando a pele preparada e mais recetiva aos passos seguintes da sua rotina.

2.

Hidratação é Chave!

A hidratação é fundamental para manter a pele protegida e ajudar a controlar a produção de oleosidade. Para isso é importante optarmos por hidratantes com texturas ligeiras e de rápida absorção.

Deve ser feita pela manhã, antes do dia de trabalho, e repetir-se ao fim do dia. O uso de um hidratante é a forma mais eficaz de completar a sua rotina de beleza, oxigenar a pele e combater o Maskne.

★ CREME ANTIRRUGAS

Desenvolvido com ácido hialurónico, colagénio, glicerol e fitoproteoglicanos. Esta solução oferece um cuidado intensivo e, com o seu uso diário permite  não só restaurar a hidratação que a pele perde ao longo do dia, mas ainda consegue ajudar no cuidado e prevenção do aparecimento dos sinais de envelhecimento, como as rugas e a flacidez.

3.

Proteja a sua pele, sempre!

Diariamente estamos expostos a radiação solar prejudicial à saúde da nossa pele e mesmo estando em casa ou a usar máscara devemos aplicar todos os dias o protetor solar, esteja sol ou chuva pois é crucial proteger a pele contra as agressões diárias

boa noticia é que se tiver pele oleosa pode protegê-la contra as radiações solares e ao mesmo tempo conseguir manter o equilíbrio da oleosidade.
A nossa recomendação é aguarde sempre que o seu hidratante e protetor solar seque completamente antes de colocar a máscara para garantir a sua completa absorção. (15 minutos para máscaras comuns e 30 minutos para a N95, que é usada por profissionais da saúde)

★ CREME CUIDADO DE PELE COM MANCHAS 

Creme Cuidado de Pele com Manchas possui ativos despigmentantes e é ideal para o dia-a dia, pois sua textura é leve e de rápida absorção, o que não influencia na durabilidade da maquilhagem e mantém a pele protegida contra os raios UV e outras agressões nocivas.

Outros Cuidados Importantes 

 Material das Máscaras

Entre as várias formas, cores, e padrões por onde escolher, no cuidado com a pele vale ter atenção à composição do material das máscaras que utiliza no seu dia a dia. Existem máscaras mais “pró-maskne” do que outras, e são estas que devemos evitar. Ao roçarem na pele, as máscaras provocam uma irritação nos folículos capilares que leva ao aparecimento da acne, pelo que os tecidos sintéticos devem ser evitados, optando antes pelas máscaras compostas por algodão, seda ou TNT (tecido não tecido). Convém ainda substituir a sua máscara sempre que esta esteja húmida, ou lavá-la frequentemente quando optar pelas reutilizáveis.

Uso de maquilhagem

Caso necessário, a maquilhagem pode ser utilizada, mas é importante sempre ter atenção  ao produto que utiliza, pois deve ser adequado para o seu tipo de pele. Em peles oleosas,  os produtos "oil-free", com toque seco e efeito mate é o ideal. É importante reforçar que, sempre que possível o ideal é evitar o seu uso, pois o ideal é deixar que a pele respire.

Como pode verificar são as pequenas alterações farão toda a diferença!  Desde a rotina de skincare até a colocação e remoção da máscara de forma adequada e até mesmo com o tipo de máscara que escolhe usar. Por mais tentador que possa parecer, reduzir a utilização da máscara devido a este fenómeno está fora de questão. Não apenas pelo zelo da sua própria saúde, mas também para garantir a proteção e o bem-estar de todos aqueles que com quem se cruza.

Vamos cuidar melhor da pele? Nós ajudamos!

Os Melhores produtos para a sua Pele - Onde encontrar?

A  pele é o maior órgão que temos e, no fundo, é o reflexo daquilo que sentimos e das situações a que estamos sujeitas, no nosso dia-a-dia.

Na Blooming Skin oferecemos todas as "ferramentas" de que necessita  para manter a sua pele saudável, jovem e nutrida em todas as estações do ano. 

 Adequada para todos os tipos de pele, em qualquer idade.

ROTINA VITAMINA C

 A Melhor Escolha para o cuidado de Peles Maduras, atenuando a aparência das rugas, linhas de expressões e flacidez.

ROTINA NOTURNA

A Melhor Rotina para oferecer um cuidado completo às peles mais cansadas e sem brilho.

Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *